Estado laico e Estado religioso Clique aqui e conheça os conceitos de Estado laico e Estado religioso para entender as possíveis relações entre instituições religiosas e o Estado. Neste texto trazemos uma análise acerca do que deve ou não ser considerado ao definirmos o que é uma religião. De início professado apenas pelos descendentes de judeus que viviam na periferia de Roma, o cristianismo logo difundiu-se, porém, nas camadas pobres da população, especialmente entre os escravos, e pouco a pouco foi atingindo também as famílias da nobreza romana. Com os decretos de liberdade e oficialização, o cristianismo afirmou-se a ponto de tornar-se, para alguns, veículo de promoção social e caminho para a obtenção de cargos públicos.
Nossos antepassados sofreram as mais variadas e terríveis perseguições por parte dos que se uniram ao poder temporal. Creio que nem Constantino tinha a idéia do resultado da união do seu império com os chamados cristãos. O catolicismo é uma das mundo católico do cristianismo e, ainda hoje, congrega a maior comunidade de cristãos existente no planeta. Segundo algumas estatísticas recentes, cerca de um bilhão de pessoas professam ser adeptas ao catolicismo, que tem o Brasil e o México como os principais redutos de convertidos. De fato, as origens do catolicismo estão ligadas aos primeiros passos dados na história do cristianismo. Seus líderes proclamavam-se "papas", que nomeavam "bispos" e também enviavam "missionários" para difundir o culto e pregar a resistência contra os portugueses.
Apostólica

O motivo que levou o soberano inglês Henrique VIII a se desligar da Igreja de Roma foi a não aceitação de seu pedido de divórcio enviado ao papa Clemente VI. Ela também esteve presente em momentos importantes da história do país, desde a chegada dos portugueses, passando por revoluções, ditaduras, até os dias de hoje. Padre Carlos, o exorcista, é típico de uma pequena minoria de padres católicos brasileiros mais realistas, que estão bem cientes da existência de espíritos negativos e tentam fazer algo a respeito, sem achar necessário envolver toda a estrutura do espiritismo no processo. Uma outra ocorrência que tem auxiliado os historiadores foi o massacre dos inocentes, quando todas as crianças de menos de dois anos foram sacrificadas por ordem de Herodes, que se baseou nas informações dos Magos para enviar os seus soldados a Belém, a fim de matar o novo Messias que ele tanto temia. Por esse fato se concluiu que Jesus, na época, deveria ter menos de dois anos. Seria conveniente lembrar, por outro lado, que essa data pode corresponder a concepção e não ao nascimento, pois entre os orientais era tradição iniciar a contagem da idade a partir daquele instante.
A popularidade do Messias com o povo acabou desagradando a autoridade da época. Uma delas sugere que um galo cantou durante o nascimento de Jesus Cristo e isso acabou sendo entendido como uma anunciação do filho de Deus. Outra teoria remonta a uma suposta tradição realizada na região de Toledo, na Espanha, na qual os camponeses matavam um galo exatamente na hora em que o sino da igreja anunciasse a meia-noite de Natal. Esse galo seria levado à igreja local e sua carne seria distribuída para os mais pobres. Nesta época, um escriba dominicano conhecido como Jacopo de Varazze compilou histórias dos primeiros santos em um livro conhecido como “Lenda Dourada”. São Jorge estava nas páginas—mas a história do soldado turco ganhou ares muito diferentes.
Símbolos Do Cristianismo: Quais São?
Como resultado da assembléia conciliar, houve novo fortalecimento da autoridade pontifícia. O papa tornou-se o verdadeiro orientador e promotor da reforma católica, intervindo em todos os assuntos eclesiásticos. No século IX, os monges de Cluny, de inspiração beneditina, passaram a dedicar-se à preservação do patrimônio cultural clássico, copiando documentos antigos. No século XIII, a grande contribuição cultural da igreja foi a fundação das primeiras universidades, nas quais se destacaram Tomás de Aquino e Alberto Magno, da ordem dominicana. Não obstante, a visão religiosa de mundo começou a ser questionada a partir do século XV, com as novas descobertas, produto do desenvolvimento científico, cuja origem estava vinculada ao movimento das cruzadas, expedições religiosas que levaram os príncipes cristãos ao estabelecimento de comércio com o Oriente. No século IX, com Fócio, patriarca de Constantinopla, as relações entre as duas igrejas se estremeceram, mas a separação definitiva só se deu em 1054.
- A proclamação da república marcou o início de uma nova etapa na vida católica no Brasil, em virtude do decreto de separação entre igreja e poder civil.
- Aproximadamente 50% dos brasileiros declararam ser católicos em pesquisa realizada pelo Datafolha.
- Caracteriza-se a Igreja, como principal finalidade a propagação e a expansão da doutrina católica, objetivando a salvação da humanidade.